terça-feira, 27 de março de 2012

SharePoint: Uma solução rápida e eficaz as necessidades empresariais


SharePoint: Uma solução rápida e eficaz as necessidades empresariais
A importância que as empresas de hoje tem de se comunicar, compartilhar e replicar informações trouxe a necessidade dado uso de ferramentas ágeis e práticas de se trabalhar. É neste contexto que o SharePoint passa a ser muito mais do que uma plataforma de colaboração e produtividade de negócios para a empresa e a Internet. A proposta do SharePoint é de reunir ferramentas que permitam uma grande capacidade de reutilização de código, replicação e escalabilidade, reduzindo o clico de vida das aplicações e fornecendo à área de TI uma visão sobre o retorno do investimento na área.
O Sharepoint pode ser caracterizado como sendo uma tecnologia diferenciada que reduz significativamente os custos de uma empresa, e responde rapidamente as necessidades do mercado.
Este sistema veio para ajudar as organizações nos seguintes aspectos:
·         Entregar a melhor experiência produtiva enquanto possibilita que as pessoas trabalhem juntas usando ferramentas e sistemas comuns, sendo, portanto mais efetivas.
·         Redução de custos utilizando uma infraestrutura unificada.
O sistema sharepoint permite trabalhos como o compartilhamento e gerenciamento de informação com outras pessoas, utilizando para isso um sistema único. Algumas funções disponíveis no sharepoint são:
·         Sites: permite em uma única estrutura de web a possibilidade do compartilhamento de informações, com colegas; o gerenciamento de projetos por etapas; além da publicação de informações aos clientes.
·         Comunidades: o uso desta opção permite a criação de comunidades, possibilitando que as pessoas trabalham juntas utilizando ferramentas comuns. Além de ser facilmente gerenciado.
·         Search:
·         Insights: da a cada usuário acesso a informações da base de dados, relatórios, e aplicações de negócio. Ajuda as pessoas a localizar as informações que precisar e com isso tomar as decisões adequadas.
·         Composites: esta opção oferece ferramentas e componentes para criar e desenvolver as suas próprias soluções para o negocio.
Em resumo, o SharePoint providencia uma compreensiva plataforma que as empresas usam para reuniões de negócio enquanto simplifica a forma de como as pessoas encontram e compartilham tais informações. Ele dispõe de um vasto conjunto de ferramentas que são utilizadas para criar sites que podem ser: interno – disponível aos colegas de equipe; para fornecedores; ou para clientes...  Enfim as pessoas podem usar e compartilhar as informações usando um único sistema comum a todos.
Com base nas colocações acima, decidimos trabalhar em um artigo sobre esta ferramenta. O artigo terá como objetivo principal a apresentação desta ferramenta, destacando o quanto útil ela pode ser para uma empresa, além de trazer algumas aplicações praticas do uso de tal sistema.
Titulo: SharePoint: Uma solução rápida e eficaz as necessidades empresariais
Autores: Aline Beatriz Bart; Gustavo Luiz Langaro; Natana Chitolina
Resumo;
Introdução;
Revisão da literatura;
·         Importância da informatização para as empresas;
·         Tecnologias;
·         Tecnologia nas nuvens;
·         Sistema Sharepoint;
·         Aplicações práticas do sistema.
Conclusão;
Bibliografia. 

domingo, 25 de março de 2012

ERP: Planejamento de Recursos Empresariais


ERP: Planejamento de Recursos Empresariais
Armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações entre todas as áreas de uma companhia, é função do Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresarias – ERP), que é um sistema de informações transacionais, ou seja, uma plataforma de software desenvolvida para integrar diversos departamentos das empresas.
Baan da SSA Global, R/3 da SAP, Corpore RM da RM Sistemas, ERP Tecnicon da Tecnicon de Horizontina, entre muitos outros, são alguns exemplos de ERPs.
Os ERPs são de extrema importância para as organizações pois possibilita:

  •     Confiabilidade nos dados e informações;
  •     Monitoramento em tempo real;
  •     Integração entre os setores da empresa;
  •     Informações sobre a situação atual da empresa;
  •     Melhor planejamento da produção;
  •     Controle;
  •     Possibilita a tomada de decisões;
  •     Mais eficiência;
Para que um projeto de implantação de ERP seja bem sucedido em uma empresa é necessário seguir as fases abaixo:
Fase 1: Raio X
Fase 2: Desenvolvimento
Fase 3: Teste
Fase 4: Treinamento
Fase 5: Implementação
Fase6: Avaliação
Os ERPs apresentam algumas vantagens e também algumas desvantagens que serão descritas a seguir:
VANTAGENS:

  •        Redução de custos;
  •     Eliminação de interfaces manuais;
  •   Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma e ainda do processo de tomada de decisão;
  •   Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado e as incertezas do lead-time;
DESVANTAGENS:

  •     Altos custos;
  •     Dependência do fornecedor do pacote;
  •     Excesso de controle sobre as pessoas, aumentando a resistência à mudança e podendo gerar desmotivação dos funcionários;
  •    Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior;
Hoje já temos no mercado o ERP 2 que da ênfase na colaboração comercial que utiliza a internet. Desenvolve produtos e formas de comercialização específicas e permite o incremento do fluxo de informações entre as corporações interligadas pelos sistemas.

terça-feira, 20 de março de 2012

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO



SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Após conhecer um pouco sobre o que são dados e informações e identificar a relação existente entre ambos (dados geram informações), vamos falar sobre os sistemas, que “são conjuntos de partes integrantes e interdependentes que forma um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função”.

Esses sistemas possuem alguns componentes, entre os quais encontram-se:


Os processos envolvidos nos subsistemas representam um conjunto de atividades que apresentam relação entre si para atender as necessidades e expectativas dos clientes.

Agora já podemos falar sobre Sistemas de Informação, que nada mais é do que um sistema automatizado ou manual, abrangendo máquinas e/ou métodos que coletam, processam, transmitem e disseminam dados que geram informações para o usuário (seja ele cliente ou não). Apresentam algumas vantagens como: fluxo mais confiável, otimizado, mais agilidade, organização e mais segurança.

Atualmente, para obter-se lucro a partir do uso correto das informações, investe-se em TI (Tecnologias da Informação) que é composta de equipamentos (hardware), programas (softwares) e estruturas (redes), sempre analisando o custo X benefício que trará para a empresa.

Cloud computing, TI Verde, Virtualização, Business Intelligence, Servidores, VOIP, entre tantos outros são exemplos de TI.

Fonte: Material disponível no Portal Acadêmico FAHOR.


terça-feira, 13 de março de 2012

Informação: o sucesso do negócio


INFORMAÇÃO: O SUCESSO DO NEGÓCIO

A obtenção de dados e a geração de informações estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia, fazendo-se necessária para o sucesso das organizações.

A partir de um armazém de dados (data warehouse), que nada mais é do que um sistema de computadores que guardam todas as informações das empresas onde, de modo imediato, pode-se obter informações e tomar decisões com base em fatos, pode-se aumentar a produtividade.

No texto “O que cerveja tem a ver com fraldas?” de Hélio Gurovitz, ele nos mostra que muitas vezes informações sem muito valor ou até mesmo desconexas podem fazer a diferença. O autor traz alguns exemplos de onde esse armazém de dados está sendo utilizado e está dando resultados de notória importância.

Nesses exemplos, o autor, nos mostra o resultado da utilização desses bancos de dados.

EX: Uma grande rede de varejo americana descobriu em seu armazém de dados que a venda de fraldas descartáveis estava associada com a venda de cerveja, pois os homens (pais de família) saiam para comprar fraldas (geralmente à noite) e acabavam levando algumas latinhas de cerveja. Ao analisar os dados os responsáveis acharam por bem colocar um produto ao lado do outro e o resultado que obtiveram foi que a venda de cervejas e fraldas descartáveis disparou.

Esses armazéns de dados (data warehouse) geram uma maior produtividade, ganho de tempo e de dinheiro e informações acessíveis os executivos na hora e no formato eles querem.

Com isso percebe-se a grande importância de se obter informações geradas a partir de dados, e que essas duas expressões possuem significados distintos, porém uma precisa da outra para existir.

Portanto informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões (OLIVEIRA, 2005). Já o dicionário Aurélio nos diz que é o ato ou efeito de informar-se.

Para obter-se informação são necessários os dados, pois “DADOS GERAM INFORMAÇÕES”.

Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. FONTE: Material disponibilizado pelo professor no portal acadêmico.

Para um Engenheiro de Produção os dados e as informações são de extrema importância, pois é a partir daí que ele poderá fazer analises e assim ter informações necessárias para poder gerenciar uma empresa gerando produtividade e melhorando outros aspectos que a mesma necessite para ter sucesso.