domingo, 25 de março de 2012

ERP: Planejamento de Recursos Empresariais


ERP: Planejamento de Recursos Empresariais
Armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais agregando e estabelecendo relações entre todas as áreas de uma companhia, é função do Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresarias – ERP), que é um sistema de informações transacionais, ou seja, uma plataforma de software desenvolvida para integrar diversos departamentos das empresas.
Baan da SSA Global, R/3 da SAP, Corpore RM da RM Sistemas, ERP Tecnicon da Tecnicon de Horizontina, entre muitos outros, são alguns exemplos de ERPs.
Os ERPs são de extrema importância para as organizações pois possibilita:

  •     Confiabilidade nos dados e informações;
  •     Monitoramento em tempo real;
  •     Integração entre os setores da empresa;
  •     Informações sobre a situação atual da empresa;
  •     Melhor planejamento da produção;
  •     Controle;
  •     Possibilita a tomada de decisões;
  •     Mais eficiência;
Para que um projeto de implantação de ERP seja bem sucedido em uma empresa é necessário seguir as fases abaixo:
Fase 1: Raio X
Fase 2: Desenvolvimento
Fase 3: Teste
Fase 4: Treinamento
Fase 5: Implementação
Fase6: Avaliação
Os ERPs apresentam algumas vantagens e também algumas desvantagens que serão descritas a seguir:
VANTAGENS:

  •        Redução de custos;
  •     Eliminação de interfaces manuais;
  •   Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma e ainda do processo de tomada de decisão;
  •   Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado e as incertezas do lead-time;
DESVANTAGENS:

  •     Altos custos;
  •     Dependência do fornecedor do pacote;
  •     Excesso de controle sobre as pessoas, aumentando a resistência à mudança e podendo gerar desmotivação dos funcionários;
  •    Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior;
Hoje já temos no mercado o ERP 2 que da ênfase na colaboração comercial que utiliza a internet. Desenvolve produtos e formas de comercialização específicas e permite o incremento do fluxo de informações entre as corporações interligadas pelos sistemas.

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