
CARACTERÍSTICAS:
- Permite trabalhar com problemas semi-estruturados
e não estruturados pois conseguem juntar o pensamento humano e a
informação computadorizada;
- Possível o trabalho individual ou em grupo;
- Devem permitir várias decisões independentes ou seqüenciais.
- Devem abranger todas as fases do processo de decisão:
identificação, desenho, seleção e implementação;
- Deve suportar uma variedade de processos de tomada de
decisão;
- Deve ser flexível ao longo do tempo, para que os seus
utilizadores possam acrescentar eliminar ou mudar certos elementos chave;
- Devem ser de fácil utilização;
- Os utilizadores finais devem ser capazes de construir e
modificar sistemas simples;
- Os SAD devem permitir o acesso a várias fontes, tipos e formatos de dados.
VANTAGENS:
- Rapidez;
- Ultrapassar limites cognitivos;
- Redução de custos;
- Qualidade;
- Decisões mais eficazes;
- Decisões mais eficientes;
- Melhor comunicação entre os decisores;
- Melhor utilização do processo de aprendizagem;
DESVANTAGENS:
o Problema
de ação;
o Orientação
para escolha;
o Suposição
da relevância da resposta do sistema;
o Transferência
de poder ao sistema que não é intencional;
o É
mais difícil atribuir responsabilidades.
SUBSISTEMAS DO SATD:
·
Gerenciamento de dados: inclui a base de dados, onde se encontra
as informações relevantes para as situações. Gerenciada por um software.
·
Gerenciamento do modelo: É um
pacote de software que permite ao modelo capacidades
analíticas e de gestão.
·
Gestão do conhecimento: Pode realizar o papel de qualquer um dos
outros subsistemas ou agir de forma independente. É responsável por fazer
aumentar a "inteligência" do próprio decisor.
·
Interface com o utilizador: É o subsistema que permite ao
utilizador o contato com o SAD, feito através de comandos.
·
O utilizador também é normalmente referido como parte do sistema.
Muitas empresas
estão utilizando o SAD para melhorar o processo decisório. As razões citadas
pelos gerentes são:
· Necessidades
de informações novas e mais precisas;
· Necessidade
de ter informações mais rapidamente;
· O
monitoramento das inúmeras operações de negócios da empresa estava cada vez
mais difícil;
· A empresa
estava operando em uma economia instável;
· A empresa
enfrentava maior concorrência nos mercados interno e externo;
· Os sistemas
instalados na empresa não apoiavam adequadamente os objetivos de maior
eficiência, rentabilidade e ingresso em mercados lucrativos;
· O
departamento de sistemas de informação não conseguia mais atender à diversidade
de necessidades imediatas da empresa e de seus executivos e não havia funções
de análise de negócio embutidas nos sistemas existentes.
DIFERENÇA
ENTRE SATD (SAD) E SIG
SAD
|
SIG
|
|||||
Tipo de Problema
|
||||||
Capazes de lidar com
problemas estruturados que não podem ser programados com facilidade.
|
Utilizado para problemas mais bem
estruturados
|
|||||
Usuários
|
||||||
Fornece apoio a
indivíduos, grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários
geralmente têm mais controle sobre um SAD.
|
Apóia essencialmente a empresa. A curto
prazo, os usuários têm pouco ou nenhum controle sobre um SIG.
|
|||||
Apoio
|
||||||
Dá apoio a todos os aspectos e estágios da
tomada de decisão.
|
Isso não é necessariamente verdade em todos
os sistemas SIG – alguns deles tomam decisões automaticamente e, de maneira
efetiva, assumem o papel de responsáveis pelas decisões.
|
|||||
Ênfase
|
||||||
A ênfase de um DSS são as decisões e seus
estilos
|
Um SIG dá ênfase apenas a informações
|
|||||
Abordagem
|
||||||
É um sistema de apoio direto que fornece
relatórios interativos na tela de um computador
|
É um sistema de apoio indireto que utiliza
relatórios produzidos periodicamente.
|
|||||
Sistema
|
||||||
O equipamento
computacional que embasa o apoio a decisões é, em geral, utilizado ao vivo e
relacionado ao tempo real.
|
Um SIG pode não
comunicar resultados de maneira imediata.
|
|||||
Velocidade
|
||||||
Um SAD é flexível e pode
ser implementado por seus usuários. Isso se traduz em menores tempos de
desenvolvimento. São mais aptos a atenderem às necessidades de seus usuários.
|
O tempo de resposta de um SIG é normalmente
mais lento.
|
|||||
Saída (produto)
|
||||||
Os relatórios produzidos
por um SAD são projetados para visualização em tela, embora possam ser
impressos.
|
Um SIG produz
majoritariamente relatórios e documentos impressos.
|
|||||
Desenvolvimento
|
||||||
É muito comum que os usuários de um SAD
envolvam-se com seu desenvolvimento. O envolvimento de usuários se traduz em
sistemas melhores e capazes de fornecer auxílio mais adequado. Como regra
geral, o envolvimento dos usuários no desenvolvimento de um sistema costuma
ser o fator mais importante para a produção de sistemas bem-sucedidos.
|
Freqüentemente os SIGs
têm vários anos de idade e foram desenvolvidos para pessoas que não estão
mais trabalhando nas atividades apoiadas pelo sistema.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário